Educando com Amor...

17 de jul. de 2011

Inverno e a Proteção em excesso

Quando a criança nasce, sua principal proteção vem dos anticorpos da mãe, recebidos através da placenta e do leite materno. Com o passar do tempo, a criança vai desenvolvendo os seus próprios anticorpos à medida em que ela vai entrando em contato com os vírus ambientais. “Por isso, o excesso de proteção pode ser prejudicial”.

Agasalhar a criança:

Casaco, cachecol, gorros, meias e luvas são os melhores amigos do inverno? Não necessariamente! Segundo especialistas, a dúvida de colocar ou não muita roupa na criança surge, principalmente quando estamos nos referindo as crianças pequenas (0 a 2 anos). É preciso cuidado, e ter bom-senso, pois o excesso de roupas pode ser causa de febres nessa faixa etária.

Papai e mamãe já sabem então! Não precisa agasalhar tanto assim a criança para ir ao CEI.

5 de jul. de 2011

Contando Histórias - Projeto Arco-íris


Contamos uma história do barquinho da borboleta e do arco-íris. As crianças ficaram "fisuradas" na história. Adivinha o que fizemos depois? As crianças foram atrás da curtina pra contar a história do jeito delas.
Olha a Amanda ai? toda sorridente...
Fizemos isso porque eles estavam com muita vontade de ir lá atrás da curtina. E a experiência foi muito boa, porque introduziu de certa forma pra eles, a vontade de contar a história. Soltar-se na oralidade, na criatividade  no improviso e na expontaneidade de cada um.